De forma simples e eficaz, a fotografia é uma prova visual para mostrar como sua bagagem estava no momento do despacho ou como ficou após o embarque.
A preparação para uma viagem sempre vem com uma longa lista de tarefas e, mesmo que você tenha pensado em tudo, tirar fotos da sua mala, mesmo que seja só por precaução, pode ajudar a evitar problemas.
De forma simples e eficaz, a fotografia é uma prova visual para mostrar como sua bagagem estava no momento do despacho ou como ficou após o embarque, caso ela não chegue ao seu destino ou fique danificada durante a viagem, segundo o grupo de defesa do passageiro AirHelp.
“A partir do momento em que é feito o check-in, a companhia é responsável pela sua bagagem e deve indenizá-lo efetivamente em caso de extravio ou danos”, diz a advogada Carolina Vesentini, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Fotografar a bagagem não é obrigatório. Para reembolso ou indenização não é exigido a comprovação da imagem, segundo a advogada. "Cada empresa tem uma regra distinta para pagar a indenização, mas fazendo a foto fica mais fácil garanti-la".
Sempre que viajar de avião procure fazer fotos de…
- Assim que definir quais são os itens da mala, faça um registro para mostrar o que está levando;
- Coloque em primeiro plano da foto os objetos de valor;
- Tire uma foto da identificação da bagagem e do comprovante do despacho;
- No check-in, tire uma fotografia da bagagem, que mostre a identificação do cartão de embarque;
- Faça uma foto do formulário com a declaração do valor da bagagem; o documento é fornecido pela companhia.
Quando algo der errado…
- Caso sua bagagem seja extraviada ou tenha prejuízos, comunique o fato imediatamente à empresa aérea, segundo orientação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
- Preencha um formulário de reclamação por danos;
- Consulte a política da companhia aérea antes de sair do aeroporto, pois as regras variam de acordo com as empresas.