A Albânia é um destino em ascensão e a notícia de que o país acaba de designar o rio Vjosa como parque nacional só deve aumentar o número de visitantes que desejam explorar suas maravilhas naturais. Com a chegada de turistas quase dobrando no ano passado, o país está investindo em suas belezas naturais para atrair ainda mais visitantes.
O rio Vjosa é um dos rios mais proeminentes da Europa e é considerado um rio verdadeiramente selvagem, com uma corrente rápida que é uma raridade no continente. O rio estende-se por 270 km, nascendo no noroeste da Grécia, atravessando Albânia e finalmente encontrando o mar em Vlora.
A reserva designada oferece um habitat para mais de 1.110 espécies de animais e plantas, incluindo 13 espécies ameaçadas de extinção globalmente, como o lince dos Balcãs, as lontras, o peixe zingel dos Balcãs e o abutre egípcio. Essa designação é uma grande vitória para os ambientalistas e para o turismo albanês, já que agora aos viajantes um novo destino de lista de desejos oferece.
Os visitantes poderão desfrutar de atividades como caminhadas, camping, rafting e muito mais. A estrada SH4, que liga as cidades de Saranda, Tepelena e Memaliaj, oferece vistas magníficas do rio Vjosa. Para quem busca uma experiência gastronômica, o Hotel Kalem Kasneci oferece vistas panorâmicas do rio enquanto serve cozinha tradicional albanesa.
A Albânia está rapidamente se tornando um destino popular para viajantes que desejam experimentar uma mistura única de cultura e natureza. Com a criação do parque nacional de rios selvagens do Vjosa, o país espera continuar atraindo visitantes com uma abordagem mais sustentável ao turismo.
O site Destino dos Sonhos incentiva os viajantes a explorarem novos destinos e experimentarem novas culturas, e a Albânia, com sua paisagem natural incrível e rica herança cultural, certamente deve estar na lista de desejos de qualquer viajante.