“ Bonaire: O Refúgio Encantador que Seduz Viajantes a se Tornarem Residentes"

Geovana Nascimento
0

Às vezes, uma simples viagem pode desencadear uma mudança de vida surpreendente. Susan Davis, uma residente de longa data de Chicago, nunca imaginou que uma viagem de mergulho a Bonaire em 1988 a levaria a abandonar sua vida nos Estados Unidos para sempre. Após apenas quatro anos da visita inicial, Davis comprou uma passagem só de ida de volta à ilha caribenha holandesa e agora é uma orgulhosa guia de aves.


"Eu me apaixonei por Bonaire", Davis, agora com mais de 60 anos, lembra com carinho. "No dia em que cheguei ao ponto de partida, sentei-me na cama de minha acomodação e disse a mim mesma: 'Um dia, quero morar aqui.'"


Ela não está sozinha nessa jornada. Nos anos 1960, Bonaire abrigava uma população de cerca de 6.000 habitantes, um número que mais que dobrou para 15.000 em 2010. Hoje, a ilha é lar de aproximadamente 23.000 pessoas, de acordo com dados do Statistics Netherlands (CBS).


Mudar para Bonaire pode ser um processo burocrático, mas o apelo da ilha não passa despercebido. Rolando Marin, oficial de informações da Tourism Corporation Bonaire, afirma que a atmosfera positiva e tranquila da ilha atrai turistas e potenciais residentes dos Estados Unidos e de outras partes do mundo.


Mais do que apenas um paraíso de mergulho, Bonaire oferece um estilo de vida único. A ilha, situada próxima à Venezuela, é uma das três ilhas do ABC: Aruba, Bonaire e Curaçao. Enquanto Bonaire é um município especial da Holanda, suas irmãs Aruba e Curaçao são países autônomos sob o Reino dos Países Baixos. Com apenas 287 quilômetros quadrados, Bonaire pode ser explorada em poucas horas de carro.


Além do espetacular mergulho, Bonaire possui uma cena gastronômica diversificada e comprometida com a sustentabilidade. Pratos de frutos do mar frescos, como atum, barracuda e mahi-mahi, são destaque nos cardápios dos restaurantes locais. A ilha também abriga iniciativas de conservação, como um santuário de burros, uma fundação de renovação de recifes de corais e a proibição de muitos produtos plásticos descartáveis.


A beleza natural de Bonaire é protegida por acordos de conservação. O Parque Nacional Washington Slagbaai, com quase 14.000 acres, abriga uma variedade de ecossistemas. Além disso, Klein Bonaire, uma ilha desabitada próxima à costa, foi comprada pelo governo em 1999 para preservação natural.


O apelo de Bonaire é evidente. Harry Schoffelen, co-proprietário do popular caminhão de comida Cactus Blue Bonaire, visitou a ilha em 2010 e nunca mais a deixou. "O que não é para amar?", diz Schoffelen. "As pessoas chegam aqui e já estão pensando em comprar uma casa. Você se apaixona."


A ilha é considerada segura e oferece um clima quente, praias deslumbrantes e assistência médica gratuita. Para muitos, o charme de Bonaire é irresistível, e a ideia de deixar suas vidas anteriores para trás e se tornar um residente local é tentadora.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Accept !